congresso_abrh

PROGRAMAÇÃO DIA 27 ( QUINTA FEIRA)

09:00 às 13:00

CREDENCIAMENTO E ENTREGA DE MATERIAL

14:00 às 14:30

ABERTURA OFICIAL DO EVENTO –EDILSON LIRA – PRESIDENTE DA ABRH-MA

14:30 às 16:00

MAGNA DE ABERTURAGESTÃO DE RESULTADOS – CONECTANDO PESSOAS E TECNOLOGIASGERISVAL PESSOA – MA

16:00 às 16:30

VISITA EXPO RH

16:30 às 17:50

E-LIDER : LIDERANÇA CONECTORAMAGNA – ARTHUR DINIZ – SP

17:50 às 18:10

VISITA A EXPO RH – COFFEE BREACK

18:10 às 19:30

PAINEL – FELICIDADE NO TRABALHO – MELHORES EMPRESAS PARA SE TRABALHAR NO MARANHÃO – RUY SHIOZAWA – CEO DO GREAT PLACE TO WORK – SP, RENAN BODRA – DIRETOR DE GENTE DA CEMAR, TOM AMORIM COUTINHO – DIRETOR PRESIDENTE DA CONSTRUTORA AMORIM COUTINHO

19:30 às 20:00

VISITA A EXPOR RH – ENCERRAMENTO

20:30 às 22:30

PREMIAÇÃO DAS MELHORES EMPRESAS PARA SE TRABALHAR NO MARANHÃO – EVENTO FECHADO PARA CONVIDADOS
PROGRAMAÇÃO DIA 28 ( SEXTA FEIRA)

14:00 às 15:30

MAGNA DE ABERTURA – TRANSFORMANDO ATRAÇÃO DE TALENTOS ATRAVÉS DE REDES SOCIAIS – MILTON BECKER – DIRETOR DE TALENT SOLUTIONS LINKEDIN – SP

15:30 às 15:50

VISITA A EXPO RH

16:00 às 17:20

PAINEL – “DESENVOLVER PESSOAS PARA A BUSCA DE MELHORES RESULTADOS” – EMPRESAS MARANHENSES – JOÃO ERNESTO RODRIGUES JUNIOR – DIRETOR PRESIDENTE DO GRUPO 2R, SAULO MARTINS – DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO DO GRUPO CEUMA, EDMILSON DE ARAÚJO PIRES –  DIRETOR ADMINISTRAIVO FINANCEIRO DA MARKA ENGENHARIA.

17:20 às 17:40

VISITA A EXPO RH – COFFEE BREACK

17:40 às 18:40

PAINEL: “COMO O CINEMA PODE INSPIRAR AS PESSOAS NAS EMPRESAS”FREDERICO MACHADO – CINEASTA MARANHENSE – RECEBEU PRÊMIO RECENTE NO CINEMA NACIONAL PELO FILME O EXERCÍCIO DO CAOS.

18:40 às 20:00

MAGNA – GESTÃO ESTRATEGICA DE PESSOAS ALINHADAS AO CORE BUSINESS – RENATO GUTIERREZ – SP

20:00 ás 21:20

MAGNA DE ENCERRAMENTO – “COMO DESENVOLVER LÍDERES DE ALTA PERFORMANCE EM AMBIENTES COMPLEXOS COM DEMANDAS CADA VEZ MAIS AGRESSIVAS POR RESULTADOS” – ANDERSON DE SOUZA SANT’ANNA – FUNDAÇÃO DOM CABRAL/FDC – MG

PALESTRANTES

Untitled2
GERISVAL PESSOA
Mestre em Gestão Empresarial(EBAPE/FGV). Especialista em Engenharia da Qualidade (UEMA). Químico Industrial (UFMA). Aperfeiçoamento em TQC (JUSE / Tóquio – Japão). Programa de Desenvolvimento de Empreendedores (MIT Sloan School of Management – Cambridge-EUA). Professor de Graduação e Pós-graduação. Coordenador do Curso de Pós-Graduação (FAMA): Gestão Estratégica da Qualidade e Gestão Estratégica de Pessoas. Auditor Líder ISO 9001 e 14001 e Auditor Sistemas integrados de gestão. Instrutor Internacional de TPM (Total Productivity Maintenance). Examinador Prêmio Nacional da Qualidade: Ciclos 2000, 2001 e 2002. Analista da Qualidade Máster (Vale). 30 anos de experiência profissional. Coautor do livro Administração: Uma visão pragmática – discutindo teoria e prática. Membro do Harvard Business Review Advisory Council.
arthur-thumbsARTHUR DINIZ
Sócio Diretor da Crescimentum. Autor do livro “Líder do Futuro – A Transformação Em Líder Coach”. Formado em economia pela PUC-RJ, MBA pela Columbia Business School em New York e certificado em “Liderança em equipes de Alta Performance” pelo Center for Creative Leadership. Foi alto executivo de empresas como Deutsche Bank e Santander. Certificado em “Managing Energy”, Executive Course pelo Human Performance Institute, na Florida. Fez o curso Leadership Foundations com Peter Senge no Society for Organizational Learning e especializou-se em liderança na Kellog School of Management, nos EUA.
Untitled3RENAN BODRA MACHADO
Administrador de Empresas formado pela EAESP-FGV, com MBA em gestão de empresas de energia pela EAESP-FGV e especialização em gestão de projetos pela Fundação Vanzolini/USP. Professor titular e coordenador do MBA de gestão de pessoas e liderança do CEDEPE (Recife-PE). Experiência executiva em gestão de pessoas em empresas como International Paper, American Management Association, Embraer, Grupo Neoenergia e Celpa. Diretor de Gente e Gestão da Cemar.

Untitled4RUY SHIOZAWA
Engenheiro de Produção e Mestre pela Escola Politécnica da USP
Especializações na Wharton (EUA), AOTS (Japão) e IESE (Espanha)
Atualmente CEO do Great Place to Work Institute – Brasil
Foi Diretor de Pré-Vendas e Relacionamento com Clientes na Telefônica Empresas
Foi Vice-Presidente / Diretor / Executivo em diversas empresas, incluindo GVT (telefonia fixa), ATL (atual Claro, telefonia celular), Banco Popular do Brasil, Grupo VR (serviços financeiros), Diageo (consumo), Dow Química
Responsável pela montagem e desenvolvimento de grandes equipes
Foi membro do Conselho de Administração em empresa de internet
Foi eleito Executivo de TI do Ano em 2002; recebeu 6 outros prêmios nacionais e internacionais
Palestrante em inúmeros eventos no Brasil, Argentina e Inglaterra e colunista em diversas publicações em negócios, gestão e tecnologia
Autor do livro “Qualidade no Atendimento e Tecnologia de Informação” pela Editora Atlas
Especializações:Companies Start-Up; Project Management; New Business Development; Companies Evaluation; Business Strategy; IT Strategy & Governance; Systems Development & Implementation
Untitled5ANTÔNIO AUGUSTO COUTINHO
ENGENHEIRO CIVIL
Presidente da Construtora e Incorporadora Amorim Coutinho
Untitled6MILTON BECK
Diretor de Vendas, Talent Solutions, Brasil
Milton Beck juntou-se ao LinkedIn em 2012, como diretor de Vendas. Sua missão é ajudar empresas na aquisição de talentos e na estratégia para criação e/ou manutenção de suas marcas como empregadoras. Milton possui mais de 20 anos de experiência no setor de tecnologia. Trabalhou por mais de 13 anos para a Microsoft, onde encerrou sua carreira como diretor de Marketing e Vendas, tendo reestruturado toda a área de entretenimento e varejo da empresa no país. Anteriormente trabalhou para a Vitesse e Compugraf.Milton é formado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (USP), pós-graduado em Administração de Marketing e Negócios pela Fundação Getúlio Vargas e possui educação executiva em diversas universidades de destaque internacional.
Untitled7JOÃO ERNESTO RODRIGUES JUNIOR
Diretor Presidente do Grupo 2R. Graduado em Gestão de Segurança do Trabalho,  pela UEMA em janeiro de 2008.  Pós graduado no MBA de Gestão Ambiental -FGV. E Especialização em Higiene Industrial.  Com sua experiência na área de segurança do trabalho, fundou a empresa 2R Serviços Técnicos, em 1996.  Atua na área de gestão de segurança inclusive no exterior, (atualmente Moçambique), levando sua expertise para empresas brasileiras que desenvolvem seus trabalhos, principalmente na área de construção civil.  No Brasil seus trabalhos com diversas empresas nos estados do Maranhão, Rio de Janeiro, Pará, Mato Grosso, Minas Gerais, Tocantins, São Paulo tem compartilhado experiências e parcerias.
Untitled8SAULO MARTINS
DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO DO GRUPO CEUMA,
Com mais de 20 anos de experiência profissional em empresas de vários ramos, como mineração, transporte ferroviário e educação. Possui Mestrado em Administração pela PUC-MG/Fundação Dom Cabral, MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral,  Especialização em Logística Industrial pela UFJF e Graduação em Ciência da Computação pela UFMA. Diretor de desenvolvimento do Grupo CEUMA, com mais de 20 anos de experiência profissional em empresas de vários ramos, como mineração, transporte ferroviário e educação. 
Untitled9EDMILSON DE ARAÚJO PIRES
DIRETOR ADMINISTRATIVO – FINANCEIRO: Edmilson de Araújo Pires, graduado Engenheiro Civil pela Escola de Engenharia da Universidade Federal de Goiás – UFG em julho de 1985, e pós-graduado em julho de 2011 com o título de MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Possui experiência em gestão de empresas desde 1990 e na execução de obras de Construção Civil,  Pontes, Saneamento Básico e Montagens Industriais nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Sergipe, Alagoas, Tocantins, Maranhão e Pará.
Untitled10FREDERICO MACHADO
Começou como cinéfilo, crítico de cinema e coordenador de cineclubes. Logo abriu uma locadora e uma sala de cinema em São Luís do Maranhão. Lá, escreveu e dirigiu o média- metragem Litania da Velha (1997) e os curtas Infernos (2006) e Vela ao Crucificado (2009), com excelente fortuna crítica e diversas premiações e seleções oficiais em festivais internacionais no mundo todo. O Exercício do Caos é seu primeiro longa-metragem. Em paralelo, atua como curador e coordenador do Festival Internacional Lume de Cinema, que vai para sua terceira edição em 2013. Desde 2007, com a criação da Lume Filmes, atua na distribuição em cinema, home- vídeo e TV de filmes clássicos e autorais. Atualmente, seu segundo longa-metragem O Signo das Tetas, encontra-se em processo de pós-produção, e está escrevendo o seu terceiro longa-metragem As Orbitas da Água.
Untitled11RENATO GUTIERREZ
Mais de 23 anos de experiência profissional em empresas multinacionais, entre elas grandes empresas americanas de consultoria, tais como PwC, Deloitte, HayGroup e Mercer.
Desenvolveu e implantou um dos primeiros projetos do Brasil de Remuneração Estratégica, Remuneração por Habilidades e por Competências na Copesul (oil and gas), Sistema SEBRAE, Ceman (atual ABB) e Datasul (empresa de tecnologia).
Desenvolveu e implantou projetos de Estrutura Organizacional, Fusão e Aquisição e Recursos Humanos em grandes empresas, tais como: Infraero, Norte Energia, Petrobras, Petromoc (Petróleos de Moçambique), ENH, Vale, Serasa Experian, Eletronorte, KPMG, Banco Santander, Banco do Brasil, Chesf, TAM, Varig/GOL, e Claro Telecom, Vivo Telecom, Hospital das Clínicas, Rede Globo de Televisão, entre outros.
Coautor de dois livros da Editora Atlas: “Remuneração Estratégica” e “Remuneração por Habilidades e por Competências”.
Bacharel em Administração de Empresas com MBA em Recursos Humanos pela FIA/Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo – Brasil e MBA em Estratégia de Negócios pela Escola de Administração de São Paulo – Fundação Getúlio Vargas – Brasil.
Untitled12ANDERSON DE SOUZA SANT’ANNA
Pós-Doutor em Teoria Psicanalítica, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, 2007. Doutor em Administração, pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, 2002.
Mestre em Organizações e Recursos Humanos, pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, 1997. Professor nas áreas de Organizações e Comportamento Organizacional da Fundação Dom Cabral – FDC.
Gerente do Núcleo de Desenvolvimento de Liderança e Gerente Coordenador de Inter – Núcleos da Fundação Dom Cabral.
Área de interesse em pesquisa e ensino: Comportamento Organizacional, Comportamento Humano nas Organizações e Gestão de Pessoas, atuando, principalmente, nos temas Gestão de Carreiras e Competências, Qualidade de Vida no Trabalho e Estresse Ocupacional.
Autor de diversas produções científicas com foco em comportamento humano.